Cinema Mar e Memória

Cinema, Mar e Memória é uma secção de Mar Film Festival, tem como foco mostrar e debater como é que o espaço marítimo da região de Aveiro tem sido utilizado como elemento criativo no domínio do cinema, e simultaneamente dar a conhecer realizadores com obras sobre o tema.

Na edição de 2017, o cineasta escolhido é Vasco Branco, autor de várias dezenas de filmes, muitos com reconhecimento internacional, a maioria deles rodados no distrito, conjunto onde existe um número significativo sobre fainas e atividades desenvolvidas em torno do mar, da ria e das gentes da região de Aveiro.

Paralelamente às exibições haverá conferências de investigadores que se têm dedicado à pesquisa no domínio do cinema. Este ano, teremos a possibilidade de ouvir uma conferência sobre “Vasco Branco e a memória marítima de Aveiro”, proferida por Rita Capucho, no âmbito do investigação de doutoramento que tem em curso sobre o tema “O espelho da cidade. Vasco Branco e a memória fílmica de Aveiro”.

Vasco Branco

Vasco Branco (1919-2014) foi um cineasta amador aveirense com obra reconhecida a nível nacional e internacional, atividade em que produziu quase meia centena de filmes, distribuídos por diferentes géneros, dos quais O espelho da cidade (1961) será o seu filme mais conhecido, tendo recebido em 1963 uma menção especial do júri de cinema amador do Festival de Cannes.

Para além do cinema, foi também pintor, ceramista, escritor e professor. No campo da literatura publicou 14 livros, tendo obtido em 1979 um prémio da Associação Portuguesa de Escritores com o romance Os generosos delírios da burguesia. Como ceramista e pintor a sua obra também é conhecida em vários países, tendo diversas peças expostas em Aveiro.

Filmes a exibir

Sol, suor e sal

1958 | 10′

O menino e o caranguejo

1959|11′

Eterno poema

1959|7′

O espelho da cidade

1961|7′

Gente trigueira

1968|13′

Participantes

Ana Rita Capucho

Ana Rita Capucho é doutoranda em Estudos Artísticos, especialização em Estudos Fílmicos e da Imagem na Universidade de Coimbra. Licenciada e mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pertence à Comissão Organizadora da AVANCA | CINEMA – Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação, integrando ainda a direcção da Debatevolution – Associação e produtora editorial do International Journal of Cinema. É membro do grupo de trabalho Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra) e filiada na AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento). Integrou vários júris em festivais de cinema e pertence também à organização do São Tomé Festfilm. Pertence ao Grupo Poético de Aveiro, organiza o Poetry Slam Aveiro, assim como outros eventos ligados à poesia. Atualmente desempenha funções de produtora e programadora no Cineclube de Avanca.