RiaMar

Três fotografias, uma história

RiaMar é uma competição que tem como objetivo distinguir uma entrevista em vídeo, realizada por turmas do 3º ciclo e do ensino secundário das escolas que fazem parte da rede de municípios da Ria de Aveiro, alusiva a um tema previamente definido. Este trabalho visa promover a interação com gentes, memórias e profissões marítimas da região.

A entrevista pode adquirir um caráter mono ou interdisciplinar, de acordo com o guião orientador, com supervisão dos professores do conselho de turma.

Na edição de 2019, Memórias de RiaMar terá como tema “Três fotografias, uma história”. Pretende-se que as turmas concorrentes contem a história de uma pessoa, apresentando uma entrevista onde as memórias do mar estejam presentes, direta ou indiretamente. Simultaneamente, as fotografias devem ser usadas como instrumento de interação para a narração, na qual a relação com as atividades marítimas deve estar presente.

Este ano, a apresentação dos vídeos concorrentes será precedida de uma retrospetiva de Manuel Paula Dias, cineasta escolhido, na edição 2019, para mostrar como o espaço marítimo tem sido utilizado como elemento criativo no domínio do cinema.

Vencedor 2019:

Entrevista a José Carapelho, da Escola EB 2/3 Gafanha da Encarnação, pelos alunos Francisco Carapelho, Gonçalo Regalado e Tomás Martinho

 

Menção Honrosa:
MARnoto, do Estabelecimento de Ensino Santa Joana

Júri

Maria Alice Silva

Maria Alice Silva

Nascida em 1956, Maria Alice Leite de Pinho e Silva é professora do grupo 300 (português) da Escola Secundária de José Estêvão, em Aveiro.

Vareira, de nascimento, aveirense por opção de vida, viveu em Angola até aos 19 anos; convicta cidadã do mundo, alimenta, sempre que pode, o seu interesse e a sua paixão pelas viagens que alia à História, à Cultura e à Literatura.

Ao longo dos 40 anos de docência que já cumpriu (como professora de Português, Literatura Portuguesa, Área de Projeto, Formação Cívica), desempenhou vários cargos ao nível da gestão escolar (presidente do Conselho Diretivo, diretora de turma, delegada de grupo /de disciplina, coordenadora de departamento / de área disciplinar, coordenadora da biblioteca escolar/ centro de recursos, …).

Em 1999 concluiu o Mestrado em Estudos Portugueses, pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “Jaime Gralheiro, o teatro resistente – estudo da fase realista da sua obra”.

Luís Oliveira Santos

Luís Oliveira Santos

Luís Oliveira Santos, nasceu em 1965. Concluiu licenciatura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Nos anos 80 trabalhou como jornalista e como repórter fotográfico, colaborador da Rádio Nova e do Diário de Notícias.

Pós graduou-se no Ensino de Artes Visuais na Universidade de Aveiro e é docente das disciplinas de artes visuais, multimédia e fotografia, no ensino básico e secundário. Concluiu o mestrado em Criação Artística Contemporânea no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Foi professor orientador cooperante no Mestrado no Ensino das Artes Visuais na Universidade de Aveiro.

Realizou vários trabalhos de fotografia. Em 2012 escreveu, realizou e editou a curta metragem documental “A Luz da Terra Antiga”, a partir do livro “Portugal Luz e Sombra”, de Duarte Belo, filme coproduzido pela produtora Filmógrafo. Em 2013, o filme foi nomeado para os prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, na qualidade de melhor curta metragem documental. Em 2014 realizou a curta metragem documental “Platinum Palladium Printing with Leica M Monochrom”, exibida apenas na web, obtendo até ao momento mais de 200 mil visualizações.

Maria José Santana

Júri_Maria-José

Maria José Santana é natural de São Salvador, Ílhavo (1976), é jornalista profissional há 20 anos. Foi a rádio que a levou a render-se ao mundo da comunicação – começou na Rádio Terra Nova e passou, também, pela extinta Aveiro FM –, mas não tardou muito a cruzar-se com a imprensa escrita. Atualmente, é diretora da Aveiro Mag e colabora com o jornal Público. Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Maria José Santana é ainda autora do blog “Mulher do Leme”, onde escreve sobre aquilo que lhe dá mais prazer: viagens, cultura e ócio. Em 2014, lançou o livro “Até que o mar nos separe”, inspirado nas vivências da sua terra natal.

Normas de Participação

DOWNLOAD

Guião de candidatura

A candidatura de uma entrevista a concurso implica o conhecimento e aceitação das Normas de Participação.
As entrevistas devem ser submetidas a concurso até ao dia 26 de março de 2019.
Cada turma apenas pode submeter uma entrevista a concurso.

A candidatura de uma obra a concurso deve ser feita do seguinte modo:

  1. Preenchimento do formulário de inscrição disponível em www.marfilmfestival.pt;
  2. No caso de menores, os Encarregados de Educação devem preencher obrigatoriamente a declaração disponibilizada na página do festival e enviá-la para marfilmfestival@cm-ilhavo.pt
  3. Enviar o filme e uma fotografia (em formato jpeg) através da plataforma www.wetransfer.com, procedendo da seguinte forma:
    1. Entrar na página www.wetransfer.com;
    2. Selecionar “Take me to free”;
    3. Selecionar “concordo”;
    4. Selecionar o ficheiro do filme e a fotografia;
    5. No email destinatário colocar marfilmfestival@cm-ilhavo.pt;
    6. Transferir e aguardar pelo completo envio do ficheiro.

Os candidatos devem considerar as obras submetidas depois de receberem um email de confirmação de receção da organização do festival.
Após a submissão os autores serão informados da aceitação ou exclusão da obra a concurso.

Formulário de inscrição

Identificação de dois alunos de contacto
Identificação de dois professores de contacto
Obra a submeter a concurso

Declaração do Encarregado de Educação

Faça download da Declaração do Encarregado de Educação, preencha, assine e envie para o email marfilmfestival@cm-ilhavo.pt.

Vencedores Memórias de RiaMar 2018

Um Mar de Mulheres, de Luísa Vilarinho e Beatriz do Bem
8.ºA Escola Básica 2,3 da Gafanha da Encarnação

 

Menções honrosas:
Um Mar de Mulheres. Tantas mulheres, tantas fainas
turma 8.ºA Escola Secundária da Gafanha da Nazaré

 

Entrevista à D. Maria dos Anjos
turma 9.ºD Escola Secundária Dr.João Carlos Celestino Gomes