Festival

Mar Film Festival é um festival de cinema que tem o mar como referência temática. Em diferentes países e culturas o mar assume várias dimensões a nível simbólico, histórico, identitário, cultural, económico e ambiental – sobre as quais o cinema tem vindo a dar atenção. E é esse o argumento fundamental e motor da organização de Mar Film Festival.

Organização

O festival é organizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.

logoMMI
logoCMI
logo_Ceis20

Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo afirma, através da sua programação, o caminho traçado ao longo dos últimos anos: aprofundar a sua vocação marítima e procurar socializar a cultura marítima por meio de projetos educativos, expositivos e editoriais, recriando-os contemporaneamente e partilhando-os com as comunidades.

Ancorado na última década num projeto cultural que tinha como mote a conservação memorial, o MMI desafia-se a lançar as bases de um novo rumo, alinhado com a ideia prática de “literacia azul” e da educação informal da cultura marítima, implicando a participação das novas gerações.

A 2.ª edição do Mar Film Festival, mais do que um festival que promove cinema de temática marítima, é um evento cultural que dá forma ao ajuste de rumo a que o MMI se propõe, permitindo trabalhar as memórias da Ria e do Mar, educar e sensibilizar para os patrimónios marítimos através da arte e relacionar o museu com novos públicos.

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) é uma unidade de investigação da Universidade de Coimbra, vinculada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar e financiada desde 1998 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Desenvolve um trabalho com particular incidência na determinação da contemporaneidade. Consagra-se especialmente ao conhecimento aprofundado da sociedade portuguesa, com relevo para a pesquisa dos modos da sua inscrição nas sociedades contemporâneas.

A pesquisa sobre cinema desenvolve-se no grupo de investigação Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais, particularmente através da área O cinema e o tempo, na qual se analisa a criação cinematográfica como fenómeno que depende e interage com a temporalidade em que está inserida. A área desdobra-se em quatro linhas de investigação, O filme e o tempoPortugal e o CinemaCinemas em português e O cinema e a cidade, às quais estão associados investigadores e projetos de pesquisa, e onde Mar Film Festival está inserido.