Mar

FILMES | TRAILERS

Oceanos

24 de outubro, sábado, 21:30

Océans (França, 2009 | M/6 | 1h 44min)

Documentário

Realização: Jacques Perrin, Jacques Cluzaud

[secção Mar: Literacia Azul]

Aproximadamente três quartos da superfície terrestre é coberta pela água. Através de imagens impressionantes e de rara beleza, este documentário é um drama ecológico que mergulha fundo no mundo dos oceanos. Revela diversos mistérios escondidos nas águas, hábitos de vida das criaturas marinhas e os perigos que as cercam.

Oceanos traz-nos detalhes de um mundo desconhecido, exibidos de uma forma única na história.

Filme apresentado por Luís Menezes Pinheiro (Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental – COI/UNESCO)

Mar

31 de outubro, sábado, 21:30

(Portugal, 2018 | M/12 | 1h 43min)

Drama

Realização: Margarida Gil

Com: Maria de Medeiros, Pedro Cabrita Reis, Nuno Lopes, Catarina Wallenstein, Augusto Amado, Marcelo Urgeghe, Cassiano Carneiro, José Nascimento, Dinis Gomes

[secção Mar: O Cais do Nosso Olhar]

Francisca, uma bela mulher de 50 anos, viúva, ex-funcionária da Comissão Europeia, preparava um futuro tranquilo. O seu único filho, um errante inquieto, navegante meio místico meio poeta, insurge-se contra esse ideal desejado. Um dia desaparece, desnorteando-a. Num assomo inesperado, Francisca agarra uma oportunidade de mudança e embarca no veleiro À Flor do Mar. A memória da epopeia marítima portuguesa emerge, acompanhando o assombro de Francisca. Surgem ainda outras reminiscências: a polaridade Ocidente/Oriente. O embate com o drama dos refugiados é constante. A viagem torna-se atribulada.

Palmarés: IndieLisboa – Competição Nacional

Filme apresentado por Margarida Gil (realizadora)

Encontro D’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar (ADIADO*)

14 de novembro, sábado, 21:30

(Portugal, 2017 | M/6 | 50min)

Documentário

Realização: Daniel Pinheiro

[secção Mar]

Produzido pelo Município de Estarreja, este documentário revela a natureza em todo o seu esplendor e desvenda um cenário que nem todos têm a consciência da vida que desperta nas águas e nos habitats que lhes estão associados no Baixo Vouga Lagunar. Com filmagens divididas por várias estações do ano/ciclos biológicos captadas ao longo de um ano, entre 2015 e 2016, o filme de autor, documental e científico, aborda os vários habitats e a biodiversidade existentes na região. E em momentos de rara beleza capta sequências de comportamento animal.

Palmarés: 11º Festival Internacional de Vídeo e Turismo Art&Tur. Melhor Documentário Português

Filme apresentado por Daniel Pinheiro (Realizador e fotógrafo) e Victor Bandeira (Biólogo, CESAM – Universidade de Aveiro)

* Adiada programação do último fim de semana do Mar Film Festival

Face às restrições impostas pelo atual Estado de Emergência, nomeadamente a medida do recolher obrigatória, a Câmara Municipal decidiu adiar a programação projetada para os dias 14 e 15 de novembro, sábado e domingo, do Mar Film Festival, organizado pelo Museu Marítimo de Ílhavo.

No dia 14, a média-metragem documental “Encontro D’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar” não poderia contar com a presença do realizador Daniel Pinheiro para a sua apresentação e debate com o público.

O dia 15, domingo, estava reservado à Secção Competição que integra 27 obras que foram apresentadas no âmbito do concurso “Novas Vistas Lumiére” e “Memórias Ria Mar”. Dado que cerca de 85% dos participantes são oriundos de vários Municípios, boa parte fora do Distrito de Aveiro, a sessão de atribuição dos prémios está, à partida, condicionada pelas restrições de circulação, dificultando as deslocações ao Museu Marítimo de Ílhavo.

Ponderados os condicionalismos e as dificuldades em garantir presença de público, estas duas sessões ficam adiadas para data a anunciar, assim que possível.
Para mais informações deverá ser contactado o Museu Marítimo de Ílhavo, através do telefone 234 329 990 ou pelo e-mail marfilmfestival@cm-ilhavo.pt