Festival

Mar Film Festival é um festival de cinema que tem o mar como referência temática. Em diferentes países e culturas o mar assume várias dimensões a nível simbólico, histórico, identitário, cultural, económico e ambiental – sobre as quais o cinema tem vindo a dar atenção. E é esse o argumento fundamental e motor da organização de Mar Film Festival.

A 4.ª edição do Mar Film Festival, uma edição especial devido ao contexto atual, pretende não só assinalar o evento em 2020 e continuar a apoiar e apresentar o cinema do mar, mas também lançar uma nova abordagem às secções que organizam a agenda do Festival. A partir de agora assumimos o “Mar” por completo, valorizamos a “Estética” que os patrimónios do mar oferecem a esta arte, realçamos uma efeméride ou elemento sempre que se justifique, categorizando-a como “Especial” e mantemos a “Competição”, assumindo que mais do que um festival que promove cinema de temática marítima, é um evento cultural que dá forma ao ajuste de rumo a que o Museu Marítimo de Ílhavo se propõe, permitindo trabalhar as memórias do mar, educar e sensibilizar para os patrimónios marítimos através da arte e relacionar o museu com novos públicos.

Organização

Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo

Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo afirma, através da sua programação, o caminho traçado ao longo dos últimos anos: aprofundar a sua vocação marítima e procurar socializar a cultura marítima por meio de projetos educativos, expositivos e editoriais, recriando-os contemporaneamente e partilhando-os com as comunidades.

Ancorado na última década num projeto cultural que tinha como mote a conservação memorial, o MMI desafia-se a lançar as bases de um novo rumo, alinhado com a ideia prática de “literacia azul” e da educação informal da cultura marítima, implicando a participação das novas gerações.

Entrada gratuita
Limitado a 60 pessoas por sessão
Reservas e informações: marfilmfestival@cm-ilhavo.pt